Institucional

Histórico

1991 - Fundação

A SCHALTER foi fundada em fevereiro de 1991 por dois empreendedores, Valtuir Fraga Caetano (Formado em Engenharia Eletrônica) e Jorge André Backes (Técnico em Eletrônica), baseada originalmente em São Leopoldo – RS.

O objetivo inicial de fabricar e comercializar uma impressora de cheques totalmente desenvolvida pela empresa. Este produto recebeu como nome IMPRECHEQ, produto este totalmente inovador na época.

Acompanhe nossa história abaixo e veja que o a INOVAÇÃO faz parte do nosso DNA desde o início!!!

1992 - O Grande passo - Grupo Carrefour

Em uma concorrência realizada pelo Carrefour, competindo com outras quatro grande empresas, a impressora de cheques da Schalter foi à única que não apresentou problemas durante os dois meses de avaliação e homologação. Devido à alta qualidade do produto, a partir desta concorrência, a Schalter conquistou como cliente o grupo Carrefour e passou a fornecer impressoras para todas as lojas do Carrefour no Brasil

1993 - Chega a Impressora de Cupom

A Schalter lançou a primeira impressora nacional de 48 colunas utilizando gabinete injetado em ABS. Uma inovação para a época. Os concorrentes utilizavam gabinetes metálicos ou de poliuretano. Somente após dois anos os concorrentes passaram a utilizar gabinetes em ABS.

1994 - Liderança em Impressoras de Cheques, Prêmios e chega a Impressora Fiscal

Este ano foi um ano que consolidou a Schalter no mercado nacional. Nos tornamos líderes na fabricação e comercialização de impressoras de cheques. Chegamos a fabricar 1.500 equipamentos por mês.

Em função do sucesso e empreendedorismo, foi à primeira empresa a receber o Prêmio Talento Empreendedor, premio dado por SEBRAE, GERDAU e RBS.

Neste mesmo ano, como evolução natural do negócio, a Schalter mais uma vez foi pioneira: foi a primeira fabricante e a primeira a homologar uma impressora fiscal no Brasil, a homologação ocorreu com uma semana da publicação do convênio ICMS 156/94, o desenvolvimento da impressora fiscal foi realizado paralelamente ao desenvolvimento da legislação que definia as características dos equipamentos fiscais no Brasil.

Schalter conquista Premio Talento Empreendedor

Premio Talento Empreendedor

A primeira a homologar uma impressora fiscal no Brasi

SCF Impressora Fiscal

1995 - Ano da ISO 9001 e o Ponto Frio é nosso!!!

A Schalter passou a fornecer sua impressora de cheques em regime de OEM para as empresas ITAUTEC, SWEDA, ZANTHUS.



Também neste ano obteve a certificação da ISO 9001/94, sendo homenageada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso por estar entre as primeiras 1.000 empresas do Brasil a obter a certificação ISO 9000.



O fornecimento de impressoras fiscais para a rede de lojas do Ponto Frio começou em 1995, sendo que, em poucos meses, a Schalter estava presente em 100% das lojas da rede do Ponto Frio com mais de 1.500 equipamentos.

 

1996 - Fornecimento para Ipiranga - Lojas AM/PM

Em 1996 começamos a fornecer impressoras fiscais para a rede de postos do Grupo Ipiranga, as impressoras fiscais começaram a ser instaladas em diversos locais do Brasil, foram quase 1.000 equipamentos, exigindo da Schalter uma rede de credenciadas de qualidade em todos os estados do país.


Através do fornecimento de impressoras fiscais para a fabricante SID Informática no formato OEM, a Schalter passa a fornecer impressoras fiscais para os PDV’s que seriam utilizados em todas as lojas do McDonald's.


Neste mesmo ano de 1996 a Schalter foi homenageada pela FIERGS com o prêmio “Mérito da Qualidade” pela excelente qualidade atestada de seus produtos.

1999 - Prêmio Supermercado Moderno

A Schalter é homenageada pela revista Supermercado Moderno com o prêmio TOP FIVE por fabricar a impressora de cheques mais conhecida e utilizada pelos supermercados, conhecimento este que pendura até os dias atuais. A marca IMPRECHEQ é reconhecida como uma das mais importantes dentro do segmento varejista.

2000 - Compra pelo Grupo Hypercom e Prêmio Master em Ciência

No momento em que a empresa se encontrava entre os três maiores fabricantes de impressoras fiscais do país, as cotas societárias da Schalter são compradas pela empresa norte americana HYPERCOM, que passa a deter 100% do seu capital.


Neste mesmo ano a empresa recebe o prêmio de Master em Ciência e Tecnologia, prêmio dado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas da Qualidade pelo alto grau de qualidade nos produtos que a empresa fabricava.

2004 - Grupo Elgin adquire linha de automação comercial

A Schalter através de um acordo comercial com a ELGIN S.A. transfere todos os direitos de fabricação e comercialização de todos os seus produtos de automação comercial.


Por conta da transferência de tecnologia, praticamente todos os colaboradores das áreas de produção, comercialização, produção e engenharia são transferidos para a ELGIN.


Nos anos de 2005 e 2006 a Schalter consolida a transferência da tecnologia e gerenciamento de canais de vendas para a Elgin e se prepara para voltar com a marca novamente ao mercado.

2007 - Olhando para o futuro - Thin Clients e Terminais de Autoatendimento

A Schalter se reinventou: desenvolve duas novas linhas de produtos: Thin Clients e Terminal de Auto atendimento.


A definição por estas novas linhas de produtos foram baseados no reflexo de quatro grandes tendências mundiais: TI verde, virtualização de desktops , Cloud computing e auto atendimento.

2008 - Nasce o Easy Pay Kiosk

No início de 2008 a Schalter homologa junto as redes adquirentes, REDECARD e VISANET, o terminal de auto atendimento financeiro Easy Pay.


Seu principal uso é no auto pagamento de contas e recarga de celulares através de cartão de débito e crédito.

2009 - O McDonald´s é nosso !!!!

Dentro da linha de Thin Clients a Schalter desenvolveu dois novos produtos: um computador veicular e uma solução completa para automação comercial chamada THIN CHECKOUT.


Com a linha de Thin Clients, conquista clientes como Petrobrás, Lojas Cassol, Grupo Cerâmica Eliane. Foram mais de 1.000 clientes que a Schalter conquistou neste ano, inclusive a maior rede de fast food do Brasil, vendendo mais de 4.500 equipamentos somente para este cliente. Atualmente todas as lojas do McDonald´s possuem equipamentos Schalter.

2010 - Desenvolvimento de aplicativos para Terminais

Visando o fornecimento de soluções completas, em 2010 a Schalter Compra a Software House Handels e desenvolve alguns programas aplicativos para os terminais de auto atendimento. Os principais módulos desenvolvidos foram: Módulo gerenciador de serviços, Módulo E-Comerce, Módulo de pagamento por TEF - EasyPay.


Também em 2010 a Schalter desenvolve uma solução para o controle e gestão de filas de atendimento em agências de prestação de serviços, sistema EasyLINE - Gestão de atendimento. Esta solução é composta de hardware (Terminais emissores de senha e painéis de chamada) e software. A solução alcançou a maior concessionária de energia elétrica do país - a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL).


Neste mesmo ano foi desenvolvido o primeiro terminal de auto atendimento do Brasil para vídeo conferência que permite um atendimento semi presencial. O equipamento faz um completo atendimento, com capacidade de escaneamento de documentos e impressão em folha A4 e de documentos. Foi um sucesso na Coelce (Companhia de Energia do Ceará).

2011 - Schalter amplia sua linha de Terminais com acessibilidade

A decisão de oferecer terminais de auto atendimento à todos os tipos de usuários, a Schalter lança seu mais novo modelo de terminal NEW WEB seguindo as tendências mais atuais de design e com uma preocupação focada em equipamentos preparados para a acessibilidade, seguindo a norma ABNT NBR 9050.

2012 - Parceria com a AMD - Surge o Fusion

Em parceria com a AMD, a Schalter lança no mercado brasileiro uma nova linha de THIN CLIENTS e THIN PCs com tecnologia embedded, com altíssima performance gráfica e economia de energia baseados na APU linha FUSION


Um marco para a época, pois a maioria dos NetTops de mercado, a pesar de pequenos, não possuem um desempenho gráfico satisfatório.


Com a APU Fusion a Schalter alcança mercados onde somente PCs com placas de vídeo poderosas tem um desempenho parecido.

2013 - Começamos com o pé direito...

O ano de 2013 começou com um pipeline de negócios 20 vezes superior ao ano anterior.


Além disso, conquistamos a Seguradora Sul América. Para este cliente:
• Fizemos um upgrade no software de gestão atual para os terminais de auto atendimento;
• Desenvolvemos e entregamos uma nova versão de software web para os terminais de auto atendimento;
• Desenvolvemos um novo modelo de terminais com urna, para coleta de documentos no atendimento de clientes Sulamérica.


Ainda neste ano, começamos a fornecer os 585 terminais que ganhamos através de licitação para diversas autarquias e órgãos do estado do Ceará. Também ganhamos diversas licitações como o Justiça Federal do RJ (Terminais de Autoatendimento), Tribunal de Justiça do RS (1.200 CPUs) entre outras.


Um dos projetos mais importantes foi o desenvolvimento de toda a solução de atendimento ao público no Detran Alagoas. A Schalter através do Software Schalter (mais de 30 serviços diferentes) e Hardware (Terminais) forneceu à popoulação de Alagoas mais conforto no atendimento do Detral-AL.


Também conquistamos diversos clientes do segmento de varejo, entre eles a Armazém Paraíba, que compraram nossas CPUs Fusions para uso no frente de Caixa.


O Segmento de entretenimento também foi um ponto alto, com mais 10 redes de cinemas aderindo aos produtos Schalter (terminais, CPUs e PDVs).

2014 - Decolamos com a Avianca

No início de 2014 fechamos negócio com a Avianca. Todos os terminais do antigo fornecedor foram trocados pelo terminal Schalter Easy Pay NP.