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O autoatendimento no varejo já é realidade no Brasil

Muito se fala de tecnologia para e-commerce e como ela está revolucionando a maneira como o consumidor se comporta. Mas e falarmos de inovação para as lojas físicas e em como isto pode afetar a maneira como consumimos no varejo tradicional? O autoatendimento no varejo chegou meio tímido no Brasil, mas já vem ganhando adeptos em todas as regiões do país.

Através de um estudo feito pela Croma Solutions, foi constatado que mais de 60% dos brasileiros já preferem o autoatendimento na saída dos supermercados, que deve se popularizar até 2019 no país. Referenciando como principal inovação para o ramo. Além do autoatendimento, também foram mencionados na pesquisa aplicativos para ajudar na hora da escolha da loja e novos meios de pagamento, como por exemplo a tecnologia wearable.

Nos Estados Unidos, o autoatendimento é usado em larga escala nos supermercados há alguns anos, mas só agora está chegando ao Brasil. Talvez a insegurança do consumidor brasileiro em utilizar cartão de crédito em uma máquina seja o motivo, mas a popularização das compras na internet e as políticas de segurança dos dados estão fazendo esse cenário mudar. O novo sistema já faz sucesso no país entre os jovens que estão cada vez mais tempo conectados nos seus smartphones e agora, vem ganhando adeptos entre os adultos e até mesmo terceira idade.

Uma das vantagens dos totens de autoatendimento, que já é bem consolidado em companhias aéreas, é a possibilidade de ser bilíngue (e até mesmo poliglota!). Outro ponto positivo que devemos destacar é a agilidade e redução de filas na hora de pagar as compras, há pesquisas que apontam em 20% o ganho de tempo com este tipo de tecnologia. Isso tudo sem contar que a novidade pode atrair olhares curiosos ao estabelecimento e, consequentemente, converter vendas!

O maior desafio desse tipo de tecnologia é a implantação, já que exige planejamento e integração com os demais sistemas e software do varejo. Além de educar e incentivar o cliente a optar por esse tipo de saída, ao invés do tradicional caixa com um atendente, visto que a falta de confiança por parte do consumidor pode ser um empecilho para o sucesso da novidade. A tecnologia é cada dia mais aliada na transformação das atividades comuns da nossa rotina, basta apenas saber como usá-la em benefício de todos.

Fonte: Grupo Nexera | Blog - Por: Nataska Souza

Palavras-chave: Self Checkout, Self checkout Schalter, Self checkout para varejo, Self Checkout Mini Express, Self Checkout System TS, Autoatendimento para varejo.