10 benefícios do uso de totens de autoatendimento

Conheça os benefícios do uso de totens de autoatendimento Schalter!

A este ponto pode surgir a pergunta: quais são as vantagens que um totem de autoatendimento pode trazer? O que ele pode fazer que impactaria diretamente a empresa que o adota? Confira, então, os pontos abaixo e veja como seu estabelecimento pode se beneficiar com este aliado no seu atendimento:

Redução de filas e espera

Como dito, esta é uma das funções primordiais desta ferramenta. Ocupando pouco espaço, um dos benefícios do uso de totens de autoatendimento tem e como foco em ampla usabilidade, o totem consegue reduzir tempo de fila, satisfazendo o cliente em relação a seu tempo de espera para a conclusão de seu atendimento.

Redução de custos operacionais

Este benefício está, de certa forma, relacionado ao anterior. Com a capacidade de realizar todo o atendimento sem a necessidade de intervenção humana, ele elimina a necessidade de múltiplos operadores de caixa, de aquisição de computadores específicos para esta finalidade e de problemas com dinheiro na boca do caixa, já que todas as transações são digitais e protegidas pela segurança da operadora de cartão.

Reconhecimento facial

Em casos em que o totem não tenha uma função de vendas, mas sim de recepção, esta função pode revolucionar esta atividade em seu negócio. Uma vez feito o cadastro inicial (que pode ser feito no totem ou com recepcionistas convencionais), a identificação do visitante fica registrada no sistema, e ele pode acessar o totem diretamente em visitas posteriores, já fazendo seu check-in de forma ágil e reduzindo o tempo de espera.

Aumento do ticket médio de vendas

Quando bem programado, o totem é uma poderosa ferramenta de vendas. Ao se posicionar os produtos disponíveis de forma inteligente (como ingressos, seguido de pipoca e bebidas no cinema, ou lanches com complementos em restaurantes e Looks completos, com roupas, acessórios e calçados no caso de lojas), o cliente pode realizar mais compras baseadas em impulso e emoção, já que não tem a pressão do vendedor, apenas o apelo visual dos produtos.

Melhor experiência

Menos filas, menos tempo de espera, liberdade para escolha, facilidade para o pagamento, sem abordagens de vendedores: tudo isso, em um só equipamento, faz com que o totem de autoatendimento seja preferido por muitos clientes, que têm uma melhor experiência de compras com ele.

Venda de espaço publicitário

Como se trata de uma área de ampla visibilidade e trânsito, o uso do equipamento como espaço publicitário não só é viável, como pode ser muito efetivo para o anunciante e gerar receita para o estabelecimento.

Facilidade na verificação de preços

Além de efetuar vendas, é possível realizar consultas de preços e localização de produtos com estes dispositivos, o que facilita o deslocamento do cliente dentro do estabelecimento e, por consequência, tende a melhorar sua experiência com o lugar, encorajando-o a voltar.

Atendimento omnichannel

Dado que estes equipamentos são interconectados com os sistemas e bancos de dados da loja, é fácil manter atualizado o histórico de atendimento, compras e visitação do cliente no totem. Assim, o consumidor pode rapidamente prosseguir com suas atividades junto a empresa sem requerer a atenção de um membro da equipe, o que facilita muito suas atividades.

Introdução da transformação digital na empresa

Estes aparelhos são boas formas de trazer soluções digitais conectadas e integradas para dentro do estabelecimento, agregando inteligência, automação e inovação em um só meio, o que pode abrir espaço para outras soluções mais avançadas e ajudar a moldar a empresa para as novas tendências.

Melhor aproveitamento do espaço

Uma vantagem prática que não deve ser ignorada, os totens realizam funções complexas e efetivas sem ocupar muito espaço, o que permite boa escalabilidade para o crescimento do estabelecimento!