Schalter lança na feira Equipotel o primeiro terminal de check-in brasileiro para hotéis

A Schalter em parceria com a PC Systems, empresa que há 25 anos oferece soluções de software para a indústria hoteleira, com sede no centro do Rio de Janeiro, trouxe para a Equipotel, evento que ocorreu em setembro em São Paulo, o primeiro terminal brasileiro de autoatendimento para check-in em hotéis. A Schalter como fornecedora especializada em soluções de tecnologia é responsável pelo desenvolvimento do projeto. A empresa PC Systems foi responsável pelo desenvolvimento do software para compor a solução de self check-in.

Semelhante aos totens de autoatendimento encontrados em cinemas, o Express Self Check-in permite ao hóspede, por meio de tecnologia touchscreen, escolher o idioma, acessar a sua reserva e definir suas preferências dentro da unidade hoteleira. Isso feito, o key card é emitido, eliminando a necessidade de filas e check-in na recepção.

“A tecnologia também representa diminuição de custos para o empreendimento, já que o totem atende de forma eficiente e rápida o hóspede. Equipamentos não entram de férias, não causam problemas trabalhistas, não articulam fraudes, não têm salários e nem décimo terceiro. Na atual conjuntura do País, o aumento da produtividade é uma questão-chave para a sobrevivência dos hotéis”, explica Luiz Mario Pedrozo, diretor-executivo da PC Systems.

Segundo Pedrozo, a ideia foi inspirada pelos hotéis da Europa, que já fazem uso da facilidade. “Trabalhamos no projeto há cerca de dois anos. Escolhemos a Schalter como provedora do hardware pela história da empresa e qualidade consolidada em todo o País”, explica o diretor.

O Express Self Check-in  se comunica com outros sistemas hoteleiros, desde que a comunicação seja devidamente configurada. Hotéis que não possuem sistemas também podem fazer uso da solução. O totem só emite a chave do apartamento quando o mesmo se enquadra exatamente na definição da reserva. Não permite upgrade ou downgrade. A chave é gravada segundo o padrão de segurança do fabricante do sistema de fechadura. Informações como horário de entrada e saída também são gravadas no key card, garantindo a exatidão da reserva sem manipulações.

O totem segue a princípio as preferências definidas pelo hóspede , emitindo a chave do apartamento indicado na reserva, em caso de ter sido escolhido previamente. Havendo mais de um apartamento que se enquadre nas informações do cliente, o sistema atribuirá a UH de menor utilização a fim de homogeneizar o desgaste dos apartamentos do hotel. O sistema também pode ser integrado ao Booking.com, permitindo ao gestor o alinhamento de estratégias de renevue management.