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O autoatendimento como a tecnologia das atuais e futuras gerações

O autoatendimento já é uma realidade muito presente na nossa sociedade. Uma das maiores marcas de lojas do mundo abriu em Seattle a primeira loja com atendimento completamente automatizado.

O ambiente tem uma proposta interessante: eliminar completamente as filas. Isso porque sensores e câmeras observam quais produtos foram pegos e colocados nos carrinhos durante as compras. Já o pagamento é feito através da conta do cliente no site da empresa. É como se fosse o mesmo processo de um compra online, ocorrendo no mundo real.

Ironicamente, a procura pela novidade da loja foi tão grande que a promessa de não haver filas foi quebrada no mesmo dia. Ansiosos, os clientes fizeram uma fila ao redor do quarteirão, pois o limite de pessoas dentro da loja havia esgotado.

Isso é apenas um exemplo de como o autoatendimento pode estar presente em nossas vidas em um futuro muito próximo. E a fila enorme, é um sinal de como as atuais gerações já estão adaptadas e ansiosas, por ver em pessoa esse tipo de ideia. E as futuras gerações, a partir da normalização desse tipo de prática, irão ver esse tipo de tecnologia como normal.

Porém, enquanto esse exemplo está no futuro, o autoatendimento faz parte do presente de maneira muito natural e diversa. Os aeroportos, por exemplo, usam o check in de maneira automática em voos, poupando muito tempo. 

O desejo dos clientes no autoatendimento

Com isso em mente, a Cisco, uma das maiores empresas do ramo digital, fez uma pesquisa buscando definir o comportamento dos clientes em relação a esse tipo de tecnologia nos mercados de varejo. A pesquisa levou em consideração entrevistados das 3 gerações anteriores a atual, a Y, X e os Baby Boomers, e 10 países, inclusive o Brasil.

A pesquisa revelou dados muito interessantes, mostrando que as três principais expectativas do cliente giram em torno de: usar o autoatendimento, ter uma experiência mais customizável e poder usar o smartphone durante o processo de compra.

52% dos entrevistados revelou que prefere usar o sistema de compras automático, no mesmo modelo do exemplo anterior, para evitar fila no momento da compra.

Porém, 60% estaria disposta a comprar nesse modelo completamente automatizado, enquanto apenas 40% têm preferência por ele. Isso reflete um dado que diz que no momento da compra, 58% dos entrevistados ainda prefere ser atendida por uma pessoa associada a loja.

Isso significa que atualmente ainda existe uma certa resistência em depender completamente do sistema automático. Mas isso é uma questão de costume. Como sempre, a chegada de uma nova tecnologia significa se adaptar a ela, e as gerações mais novas, que tem uma facilidade maior, conseguem estar mais abertas a esse tipo de novidade.

Por conta disso, o autoatendimento deve ter um peso ainda maior no futuro. Cada vez mais as novas gerações, desde as gerações Y e Z, até a próxima, irão cada vez mais querer uma vida mais rápida e eficiente, prezando a praticidade em prol de qualquer outra coisa.

Por isso, para entregar um sistema cada vez mais prático e se manter atualizado na melhor forma de interagir com o seu cliente, a Schalter tem as melhores soluções em autoatendimento.