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Self-Service Totems as a tool to attract and retain customers!

São muitos os benefícios do autoatendimento para o seu negócio. Não é à toa que as grandes empresas parceiras da Schalter, como GNC Cinemas, Bob’s, Cacau Show e Japesca, incorporaram totens de autoatendimento a algumas de suas lojas.

Essa mudança vai muito além de uma estratégia de marketing e de renovação dos layouts das lojas. Separei neste artigo alguns pontos que mostram como a sua empresa pode se beneficiar com o uso do autoatendimento e o que ele significa para o novo perfil de consumidor.

 

Redução de custos e otimização

Com a utilização de terminais de autoatendimento, você dispensa a contratação e possibilita a realocação de colaboradores, reduzindo o volume dos funcionários que trabalham em pontos de atendimento, possibilitando que atuem em áreas como por exemplo, administrativas, de produção e/ou entrega.

Assim você consegue qualificar o seu time, fazendo um melhor aproveitamento de mão de obra qualificada, economia de custos, dá conta dos altos fluxos de solicitações e, ainda, melhora a qualidade do serviço prestado.

 

Disponibilidade integral

O autoatendimento permite que sua empresa ofereça atendimento ao cliente sem interrupção de horário, sete dias por semana. Isso significa que o consumidor pode esclarecer dúvidas e realizar pagamentos, compras e consultas a qualquer momento, sem a necessidade de um atendente a disposição.

 

Experiências positivas e satisfação dos clientes

Os consumidores estão mais exigentes na hora da compra!

Com o objetivo de entender o perfil da nova geração de consumidores, a empresa Salesforce realizou um estudo denominado State of the Connected Customer (Estado do cliente conectado). O estudo constou com uma base de 1580 entrevistados, com idades de 21 a 35 anos, nos Estados Unidos e Reino Unido. O resultado deste estudo apresentou que 80% dos entrevistados afirmaram que a experiência de compra e atendimento tem a mesma importância que a qualidade dos produtos e serviços. Ainda sobre o estudo, observou-se que 57% dos participantes deixariam de consumir produtos e serviços de uma marca se tiverem uma experiência melhor com a concorrente.

Isso significa que o autoatendimento pode ser a estratégia ideal para evitar com que o cliente se frustre, melhorando o atendimento e promovendo boas experiências.

 

Autonomia para o consumidor

Quando falamos sobre autonomia, o autoatendimento proporciona a satisfação dos clientes, por meio da liberdade e conforto. Os consumidores atuais são dinâmicos, estão sempre conectados, correndo de um lado para o outro, sem tempo a perder e não vem com bons olhos estabelecimentos onde enfrentam filas, para realização de procedimentos simples como a compra de um serviço ou produto.

O leque de opções diante do novo consumidor é extenso, de modo que uma experiência negativa fragiliza a relação de empresa x consumidor e pode causar a perda para algum concorrente. Assim, o autoatendimento não tão só minimiza esses riscos, como aumenta o grau de satisfação dos clientes. Ele é um canal de relacionamento, que está sempre disponível para ajudar.

Por isso, é importante implementar o serviço de autoatendimento e construir o quanto antes uma base de conhecimento para a sua empresa. Caso contrário, você poderá ficar para trás e perder oportunidades incríveis de melhorar os resultados e otimizar os processos internos.