OS “SANTOS” DA SCHALTER

A Schalter não teria começado sem a ajuda financeira das economias de um cortador de pedras e uma lavadeira de roupas. Naquele momento quem estendeu a mão foram pessoas simples que confiaram suas poucas economias.

No final do primeiro trimestre de 1991, os sócios fundadores Valtuir e André desenvolveram o primeiro protótipo, da “ImpreCheq”, foram investimentos insignificantes, mas naquela época extremamente difíceis.

Após a conclusão do primeiro protótipo, os sócios pretendiam iniciar as vendas, mas surgiu a primeira dificuldade externa – como vender?

O mercado ainda não conhecia as impressoras de cheques, o produto e o conceito eram totalmente inovadores e tecnológicos. Era preciso criar o mercado para as impressoras de cheques, provar os benefícios que o produto geraria para os estabelecimentos.

Entretanto, como todos os produtos desenvolvidos pela Schalter, o primeiro protótipo surgiu para resolver alguns problemas operacionais do varejo, que naquela época sem otimização de processos onerava o tempo de atendimento no “checkout”. Com a “ImpreCheq” era possível diminuir o tempo de preenchimento de um cheque para seis segundos, ou seja, isto significava que os atendimentos que levavam mais de meia hora seriam resolvidos em menos de um minuto e consequentemente as filas de espera reduzidas ou eliminadas.

Joao Chaves dos Santos e Carmelita dos Santos, um casal do interior de Viamão, ele um cortador artesanal de pedra granito para blocos de calçamento e Carmelita, sua esposa, lavava e passava roupas manualmente. Foi graças a este casal, com as suas poucas economias, em parceria com a mãe do Valtuir, que emprestaram o capital necessário para produzir o lote piloto de demonstração.

Valtuir Caetano, CEO da Schalter, ressalta: “Ao contar a história da Schalter, jamais poderíamos deixar de mencionar de onde viemos e o quanto é importante acreditar no potencial e capacidade como um todo, pois não existe crescimento sem um mindset inovador, tecnológico e com propósito real”.

Fica registrado o nosso eterno agradecimento, em especial para as pessoas que acreditaram na nossa capacidade.