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Autoatendimento no Brasil: Por que ainda não "pegou" em alguns segmentos?

A nível mundial, o autoatendimento tem sido usado por várias gigantes do varejo, tendo em vista que a forma de consumir produtos e serviços muda freneticamente. Consumidores procuram facilidade, praticidade e agilidade em suas compras já que o tempo muitas vezes é curto.

Em nosso país, 60,4% dos brasileiros, de acordo com o estudo da Croma Marketing Solutions, pretendem usar o autoatendimento em suas compras. “Além da opção da compra on-line e da retirada na loja física, o varejo self-service vai primar pela conveniência e experiência autoral de compra. Check-out automático e personalização de layout são alguns viabilizadores dessa tendência”, explica Edmar Bulla, CEO da Croma Marketing Solutions.

Sem contar com algumas redes de cinema, fast-food e companhias aéreas, shoppings, supermercados e restaurantes os outros segmentos ainda não demonstraram interesse em investir nessa nova forma de atendimento que, de acordo com os dados, parece ser super assertiva e promissora.

Mas, o que realmente impede essa popularização? As dificuldades vão de custos e implementação até a estranheza de alguns usuários. Conectar os sistemas e fazer a integração dos dados entre eles é um dos fatores que mais pesa. Contudo, o medo e a desconfiança dos consumidores perante a novas tecnologias é uma barreira a ser quebrada.

E como quebrá-la? Educando e incentivando o cliente a usar os terminais pode ser o começo para mudar essa realidade. O custo de implementação costuma ser alto, mas a aprovação dos seus consumidores tem mais de 50% de chance de acontecer. Estar à frente das tendências de comportamento e mercado pode consolidar sua marca.

Além disso, com o passar do tempo surge a necessidade de se adaptar a novas demandas, novas tecnologias e um novo perfil de consumidores. Percebe-se ai uma forma natural de incentivar a popularização de tecnologias como esta.

Fonte: Joyce Lima - Consultora de Branding

Palavras chave: Terminal de autoatendimento, Totem de autoatendimento, Autosserviço, Self checkout, tecnologia de autoatendimento.