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Como as tecnologias de autoatendimento criam diferencial competitivo?

O autoatendimento é uma ótima ferramenta para o cliente. Ele ajuda sua experiência a ser mais prática, poupando tempo. Isso é um diferencial competitivo enorme para qualquer empresa, que precisa fazer o máximo para satisfazer o seu cliente.

A grande maioria dos clientes exige um atendimento digital. A maioria, inclusive, prefere usar esse meio para iniciar uma interação com a empresa em relação a qualquer outro. Por isso, chatbots, redes sociais, blogs e qualquer outro canal de comunicação são fundamentais para conseguir interagir ainda melhor com o cliente.

Mas para a empresa isso também traz muitos benefícios. Por exemplo, ter uma malha eficiente e grandes de problemas que podem ser resolvidos facilmente no famoso “perguntas e respostas”, significa melhorar muito a imagem nos olhos do cliente, além de ter a vantagem prática de diminuir o tempo gasto dos funcionários resolvendo problemas relativamente simples.

O diferencial competitivo do autoatendimento no varejo

Apesar da popularidade e dos benefícios do autoatendimento para os serviços mais comuns, nas lojas, essa interação ainda está crescendo. Mas, graças a normalização de compras online a aceitação dos clientes será ainda maior e por isso, esse tipo de prática deve se tornar ainda mais comum.

O sistema de autoatendimento na saída de supermercados, por exemplo, está cada vez mais sendo aceito. E ele traz uma enorme possibilidade de benefícios. Em primeiro lugar, uma diminuição das filas, já que o autoatendimento tende a ser bem mais rápido.

Esse benefício é extremamente valioso em momentos de horas de pico, em que os caixas encaram um grande fluxo de clientes. Por outro lado, em momentos de mais tranquilidade, não irá existir “tempo ocioso”, em que o caixa fica esperando. O sistema automático está lá o tempo todo, ou seja, não há perda de recursos por ociosidade.

A relação com o trabalho manual também é uma grande vantagem dos sistemas de autoatendimento. Eles reduzem o número de erros, já que a máquina não cansa e não tem momentos de desatenção. Além disso, proporciona um melhor aproveitamento dos colaboradores em funções mais especializadas.

Especialmente para as lojas menores, o espaço é um benefício que pode fazer uma grande diferença. Um sistema de checkout automático pode ocupar muito pouco, ou mesmo nenhum, espaço, garantindo ao mesmo tempo o conforto do cliente por estar em uma loja menos apertada, e o uso mais eficiente do espaço para o vendedor.

Outro benefício desse tipo de atendimento, que é bem comum no mercado de aviação é a fácil implementação de um sistema bilíngue, que pode ser muito útil dependendo do seu tipo de negócio.

Por fim, para ser ainda mais eficiente a loja pode implementar um sistema de pagamento completamente automático, em que a cobrança feita no cadastro do cliente, em um aplicativo controlado pelo smartphone, como se fosse um loja online. Todo o processo elimina completamente as filas, deixando a experiência ainda mais fácil e rápida.

Os sistemas de autoatendimento vão chegar de vez no Brasil, até mesmo no setor de varejo. Por isso, contar com eles, vai se tornar um verdadeiro diferencial competitivo. Então, para se manter relevante, confira as nossas soluções.

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