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Gestão de filas: Entenda como beneficiar o seu negócio

As filas fazem parte do cotidiano de todos nos, seja no supermercado, embarque no trem, nos bancos, nas repartições públicas, cinemas e numa infinidade de outras situações. Em teoria, as filas têm a finalidade de organizar e manter o ordenamento de um fluxo de pessoas que esperam para ser atendidas de alguma forma, seja com um serviço ou produto.

No entanto, em muitos casos, as filas se tornam um transtorno e motivo de muita insatisfação e reclamações, especialmente, quando ocorrem fluxos atípicos de clientes ou defeito nas máquinas das quais depende o atendimento. Nessas ocasiões todo cuidado deve ser tomado para tornar menos penosa e desagradável a situação do cliente.

Confira abaixo como a gestão de filas pode beneficiar o seu negócio.

O Dilema das Filas

Há um paradoxo na utilização das filas. De um lado está o cliente que não quer esperar muito e do outro está o custo de fazer a fila andar. Imagine a situação de um supermercado que, para evitar filas, mantém abertos todos os seus caixas. Seria razoável manter essa situação mesmo quando o fluxo de clientes estiver reduzido pela metade? E o custo desta ociosidade? Por outro lado, pense na loja lotada de clientes com apenas metade dos caixas em operação e o tempo médio na fila sendo de meia hora. Certamente, o cliente se sentiria irritado e teria uma experiência negativa no processo de compra.

Em contrapartida, sem o ordenamento oferecido pelas filas, seria praticamente impossível garantir as mesmas condições de atendimento a todos os clientes, sem contar que há legislação que, em muitas situações, definem atendimentos prioritários e prazos máximos de espera em filas.

Gestão de filas para melhorar a experiência do cliente

Não raramente o cliente escolhe determinado banco, supermercado ou restaurante com base na experiência que tem em relação ao tempo de espera na fila. Quanto menos tempo o cliente espera, melhor é a percepção dele em relação ao atendimento e melhor é sua experiência. Então como gerenciar filas de modo que o cliente não sinta que esteja perdendo seu precioso tempo?

Há várias maneiras de fazer esse gerenciamento, porém, os mais efetivos são os sistemas eletrônicos. Estes sistemas não só permitem estimar a demanda de atendimento, mas também podem fornecer para o cliente informações e previsões do tempo que ele ficará esperando. Isso reduz bastante à ansiedade da espera e demonstra uma atitude de transparência por parte do estabelecimento comercial.

Tecnologia a favor do seu negócio

Sistemas inteligentes de gestão de filas são soluções para melhorar a satisfação dos consumidores em relação às filas. Há vários benefícios ao se adotar um EasyLine -
Solução de Gestão de Filas da Schalter:

-MELHOR APROVEITAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS

-DADOS EM TEMPO REAL PARA TOMADA DE DECISÃO

-AGILIDADE E CONTROLE NOS ATENDIMENTOS

-FIDELIZAÇÃO E SATISFAÇÃO DO CLIENTE

-AUMENTO NA PRODUTIVIDADE

Investimento com retorno garantido

Se no dia a dia do seu negócio você vem enfrentando problemas e reclamações dos seus clientes (e funcionários) em relação às filas, fique atento. Já está mais que na hora de implantar um sistema de gestão de filas. O cliente precisa e merece estar sempre informado de como está o andamento da fila, ter em mente o tempo de espera e ser atendido o quanto antes e da melhor maneira possível.

O seu funcionário que é mais ágil merece ser reconhecido e valorizado. Não se pode deixar uma boa experiência do cliente desmoronar devido a uma espera desnecessária em fila, afinal, cliente satisfeito é cliente que sempre volta!

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