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Descubra como financiar sua solução de autoatendimento e sinalização digital

Organizações, privadas e públicas, começaram a perceber os vários benefícios das soluções de autoatendimento. Embora as iniciativas de autoatendimento proporcionem oportunidades significativas de ROI, as empresas devem entender todos os custos necessários e como planejar e se ajustar a esses custos dentro de seu orçamento atual antes de avançar com o negócio. Para ajudar as organizações a se preparem para a compra de terminais de autoatendimento e self checkout nós iremos responder as perguntas mais frequentes sobre o financiamento de soluções de auto-atendimento.

Iniciativas de autoatendimento são um investimento para o futuro das organizações. Qual o percentual do custo total os compradores devem estar preparados para investir inicialmente?

Para novos clientes, primeiras compras normalmente requerem um depósito de 50% do investimento, a não ser que seja uma entidade governamental. Este depósito permite ao fabricante ser mais sensível as necessidades especificas do cliente. Quase todos os terminais de autoatendimento possuem algum elemento de customização e, consequentemente, a maioria dos fabricantes não possui um grande volume de terminais no estoque. Como cada gabinete é construído sob encomenda, o depósito permite que os fabricantes comprem os periféricos para cada pedido. Isso reduz os custos gerais e permite que o fabricante passe a economia para seus clientes.

As soluções de autoatendimento variam drasticamente em preço com base em vários fatores. Há despesas extras que os compradores devem estar preparados para pagar (por exemplo, envio, instalação, etc.)

O envio e a instalação raramente são incluídos em uma cotação inicial. O envio, é claro, está sempre sujeito a mudanças; Assim, muitos fabricantes solicitarão uma cotação quando o projeto estiver próximo. A instalação normalmente não é incluída, a menos que seja especificamente solicitada. Outra taxa que vale a pena considerar é o suporte de campo para a implantação do terminal. Os clientes devem perguntar sobre um Acordo de Nível de Serviço (SLA) se isso for necessário pois existem várias opções quando se trata de dar suporte a terminais após a implantação. Além disso, as renovações de licença de software devem sempre ser consideradas. A maioria dos softwares é vendida como uma Licença Designada para Cliente (CAL), que exige manutenção anual (geralmente 20% da taxa de licenciamento) ou Software como Serviço (SaaS), que precisa ser renovado anualmente em seu valor total.

Qual é a vantagem para a companhia comprar uma solução de autoatendimento com pagamento à vista?

Se a companhia possui capital disponível que permita o pagamento antecipado ou à vista, a principal vantagem é conseguir um bom desconto na compra. O desconto é muitas vezes superior ao retorno financeiro, deste capital, se ele estiver aplicado em uma instituição bancária. Este desconto e possível porque o fornecedor terá uma antecipação financeira no seu fluxo de caixa, isto permitirá repassar um desconto sobre o total da compra.

Dependendo do tamanho da empresa, as responsabilidades de faturamento são designadas há um funcionário de finanças ou há um departamento de contabilidade inteiro. Quais os benefício, se houver, para uma empresa pagar em 30 dias líquidos após o faturamento?

O benefício de pagamento nestes termos é que a empresa pode adiar o pagamento neste período de tempo. Assim liberará o capital de giro e permite as empresas gerenciar seu fluxo de caixa adequadamente. Por outro lado, esse pode não ser o melhor acordo para o fornecedor. Estes termos são um privilégio e normalmente concedido a empresas que constantemente pagam a tempo.

Se uma empresa deseja investor em uma solução de autoatendimento mas não consegue pagar a quantia necessária inicial, que passos deve seguir para conseguir financiar esse investimento?

Se o financiamento do projeto é um problema, as empresas podem sempre trazer um terceiro para financiar o projeto. Existem diversas empresas de capital financeiro dispostos a disponibilizar dinheiro em troca de juros.

Estes podem ser programas de arrendamento ou programas de compra de financiamento com várias opções de prazo. As empresas que seguem esse caminho devem estar preparadas para consultas de antecedentes e crédito, bem como possíveis solicitações de garantias. Todas as ofertas e projetos serão diferentes.

Além da compra do hardware existem custos extras na aquisição de uma solução de autoatendimento. Quais estão inclusos no fornecimento de soluções fornecidas pela Schalter?

O frete é FOB (Fábrica Porto Alegre, RS), por conta do adquirente, portanto a transportadora para fazer o frete deve ser indicada;

A instalação básica está incluída em todos os fornecimentos. Instalação básica contempla desembalar e testar os equipamentos e aplicativos (software) adquiridos da Schalter. Não está incluído e é de responsabilidade do adquirente o fornecimento da rede lógica e elétrica;

Os custos de aplicativos e licenças de uso de software e sistemas operacionais são ofertados e faturados como itens em separado na nota fiscal.

A Schalter pode fornecer a solução de autotendimento com o frete incluso?

É possível, mas o frete não pode ser cobrado em separado do produto, a Schalter não tem em seu objetivo a função de transportadora, neste caso o valor do frete é adicionado ao total do produto.

A desvantagem será um custo de frete muito maior. O frete passa a ser tributado com os impostos incidentes do produto.

O hardware e o(s) software(s) da solução de autoatendimento pode ser descriminado como um único item na NF?

É possível, mas não recomendado pelos seguintes motivos:

Em separado é mais fácil se controlar o período contratado para as licenças de uso dos aplicativos;

Os impostos sobre software são muito menores do que sobre hardware, portanto como um único item o custo final da solução fica muito maior porque será tributado como se fosse tudo hardware.

Quais são as condições de pagamento padrão da Schalter?

Uma entrada de 30% na confirmação do pedido e saldo em 10 dias após o faturamento (Emissão da Nota Fiscal), mas dependendo do projeto, especialmente o volume da solução que está sendo adquirida, as condições são negociadas caso a caso.

A Schalter oferece alguma condição de financiamento?

Sim, a Schalter por meio da IBM pode oferecer a condição de pagamento por Leasing.

Qual a vantagem do Leasing ofertado x Financiamento bancário?

Financiamento: o cliente recebe recursos de uma empresa para a compra de determinado produto. O bem adquirido fica sob a propriedade do próprio cliente, não podendo ser lançado como despesa operacional e, consequentemente, inviabilizando sua dedução do imposto de renda.

Leasing: o cliente recebe o bem pretendido e não apenas o recurso para sua aquisição. Ao contrário do financiamento, o bem continua sob a propriedade da empresa de leasing durante todo período contratual, o que permite sua dedução do imposto de renda.

Existe algum outro formato de comercialização que a Schalter oferece?

A Schalter também fornece suas soluções de hardware no formato de locação, a oferta desta condição dependerá de alguns requisitos avaliados pela Schalter e além disto se a Schalter estiver com capital disponível para este investimento no momento do projeto apresentado.

Qual as vantagens do Leasing x Aquisição?

A principal vantagem do Leasing é a dedução do IR. Durante a vigência do contrato, os bens ficam em nome da empresa de leasing e não fazem parte do ativo do cliente, possibilitando a dedução integral do imposto de renda do valor das contraprestações. Além disso, o leasing não figura como endividamento no balanço da empresa e, desta forma, os principais indicadores financeiros utilizados pelos analistas de mercado (endividamento/liquidez) são mantidos intactos, proporcionando maiores facilidades para a obtenção de futuros créditos no mercado.

Na aquisição não é permitido nenhum dos benefícios supracitados, já que o produto fica sob a propriedade do cliente e há uma perda de valor significativo no momento da troca ou substituição tecnológica.

Qual a vantagem do Locação x Aquisição?

A locação possui as mesmas vantagens do leasing (Dedução do IR e não figura como endividamento), além disto locação possui também as seguintes vantagens:

Troca/Upgrade facilitado: no decurso do período contratual, o cliente pode solicitar o upgrade ou troca do equipamento, sendo que os custos desta operação e dos novos bens arrendados serão integrados ao novo contrato e pagos parceladamente.

Custo de transporte por conta da Schalter;

Garantia e manutenção inclusa ON SITE durante o período contratado, na aquisição a garantia é a manutenção ON SITE é de apenas um ano.

Qual a vantagem do Locação x Leasing?

A principal vantagem da locação em relação ao leasing é ser um contrato de serviço direto com o fabricante (Schalter), com todo o serviço de suporte e assistência técnica ON SITE durante o período contratado.

No caso do Leasing após o primeiro ano, tempo da garantia, haverá custos adicionais de assistência técnica por chamada ou até mesmo a necessidade de contratar um contrato adicional de assistência técnica.

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