X X

Procurando por plataformas tecnológicas para agilizar seus processos?

Preencha o formulário que entraremos em contato

|

Fale Conosco +55 51 3346-3990

Telefone

BLOG

Tudo o que você precisa saber sobre a aceitação das novas gerações sobre as novas tecnologias

O avanço da tecnologia sempre encontra obstáculos. Historicamente, as gerações um pouco mais antigas têm medo das novas interações e do modo como elas são feitas, mas aos poucos, essas barreiras vão se quebrando, e a aceitação passa a acontecer.

Porém, atualmente, nós vivemos em um momento em que estar adaptado à evolução rápida da tecnologia é uma habilidade que praticamente todos os membros da nova geração têm. Vamos entender o porquê.

Há pouco tempo atrás as mães ensinavam aos filhos, “Não fale com estranhos na internet e não entre nos carros de pessoas desconhecidas.” Hoje em dia, o modelo de negócios de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo é literalmente “Chamar estranhos na internet para entrar nos carros deles”, contrariando a vontade das mães.

Esse tipo de mudança de pensamento e de paradigma tão rápido é um exemplo de como praticamente todos os membros das gerações mais novas estão prontos para receber novas tecnologias e novas formas de uso. Mas por quê?

Durante muitos anos, a Lei de Moore foi uma das bases da computação. Essa lei indica que a cada dois anos, a capacidade computacional dobra, e o preço diminui. Isso significa que a tecnologia evolui muito mais rapidamente em muito menos tempo. Produtos e soluções que agora são impressionantes, daqui a pouco tempo, não irão significar mais muita coisa.

Agora imagine uma criança que é criada nesse ambiente. Algo que ela aprende hoje, necessariamente não será mais tão útil amanhã. Os primeiros smartphones e tablets, foram introduzidos no mercado há apenas 20 anos, e agora, já é necessário começar a preparar para novas inovações, como realidade virtual e realidade aumentada.

Por isso, as novas gerações, não aprendem somente a usar uma nova tecnologia. Elas aprendem a se adaptar a elas. Estão acostumadas, desde cedo, a mudanças e por isso, não somente as aceitam, mas esperam por elas.

As gerações Y e Z 

Isso é observado de maneira muito forte, nas duas últimas gerações. A geração Y, conhecida como geração do Milênio ou Millenials, foi a geração nascida entre os anos 80 e 90. Eles viram o processo desde o início. Tem memória de um mundo sem internet, mas grande parte da sua vida e de seu crescimento se deu em meio a grandes mudanças. Viram o surgimento de computadores e sua popularização. Presenciaram o nascimento da internet e como ela se expandiu para praticamente dominar o mundo. Estão acostumados a ver esse tipo de crescimento.

Com a geração Z, esse sentimento é ainda mais forte. São as pessoas que nasceram entre o final dos anos 90 e o início dos anos de 2010. Não conhecem o mundo sem internet, e desde crianças, aprenderam a usar o computador, o telefone celular e a internet.

Por isso, mais do que a aceitação e a capacidade de entender novas tecnologias, a diferença mais forte é no anseio por ela. As gerações mais novas não somente se adaptam ao novo, mas querem e buscam por ele. Sendo assim, para sua empresa se manter competitiva e atrair as novas gerações é preciso investir em tecnologias como o autoatendimento.

Confira conosco como fazer isso.