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Terminais de autoatendimento – A transformação do processo de compra!

O uso de terminais de autoatendimento para otimizar atendimento não é novidade dentro dos múltiplos canais de relacionamento das empresas. Nos últimos anos a aplicação de terminais de autoatendimento nas operações de alguns setores da economia, como no Food, se tornou peça chave para am sobrevivência das empresas.

No Brasil, o primeiro setor da economia a utilizar a tecnologia de terminais de autoatendimento, foi o bancário. Os denominados ATM (Automated Teller Machines) são prova concreta que a tecnologia já está consolidada e parte indispensável do processo. Logo após a automação bancária, as companhias aéreas também começaram a se beneficiar do autoatendimento. Neste caso, dentre os inúmeros serviços prestados, o mais utilizado é o processo de emissão do bilhete nos check-in, que traz imensa comodidade ao usuário. O setor aéreo, utiliza terminais de autoatendimento há décadas, e é o que mais tem evoluído seus processos com o uso deste tipo de solução. Hoje o usuário consegue despachar sua bagagem através dos terminais, sem a interferencia de nenhum atendente.

Mas o setor da aviação não está sozinho! Diversos setores da economia como o varejista, serviços públicos (tribunais, agências das distribuidoras de energia, água e esgoto) e entretenimento (salas de cinemas e parques de diversão) estão aproveitando os beneficios das soluções em autoatendimento, para oferecer atendimentos mais rápidos e otimizados através dos terminais, tornando os serviços mais atrativos e pontuais.

Mesmo com o surgimento de novos canais de relacionamento (web), o uso dos terminais continua se destaca no quesito segurança, experiência intuitiva e de entrega rápida de produtos (ingressos, bilhetes de passagens, comprovantes de pagamento, emissão de segunda via de contas, cópias de documentos, etc). O grande motivo do crescimento do uso dos terminais pelo público, não está somente nos benefícios que ele proporciona aos clientes, estão ligados também, aos benefícios que ele proporciona para as empresas. Dentre eles, destaca-se: redução de custos e a melhoria no faturamento, pois em muitos casos, os equipamentos substituem até 4 funcionários e proporcionam a redistribuição dos funcionários em outros setores da empresa.

Self Chekcouts - Visando entregar mais agilidade e melhorar a experiência do cliente, os supermercados (aos poucos) vem aderindo aos terminais de autoatendimento, denominados Self Checkout. Estes equipamentos permitem que o próprio cliente registre sua compra, faça a leitura do código de barras dos produtos, empacote os itens e efetue o pagamento de maneira autônoma, rápida e sem a intervenção de um operador de caixa, o que deixa o processo final da compra menos burocrático e estressante