X X

Procurando por plataformas tecnológicas para agilizar seus processos?

Preencha o formulário que entraremos em contato

|

Fale Conosco +55 51 3346-3990

Telefone

BLOG

Self-Checkout

O Self-Checkout é uma tecnologia movida por máquinas de autoatendimento onde o cliente efetua suas próprias compras, escanceando os itens selecionados e gerando o pagamento, sem necessidade dos operadores de caixas convencionais.O Self-Checkout Schalter disponibiliza uma interface intuitiva e agradável, uma solução completa, que oferece a melhor experiência de compra para o seu cliente. 

Ao passar dos anos é crescente aumento na presença da tecnologia de Self-Checkout principalmente para estabelecimentos onde necessitam de caixas rápidos, como: supermercados, conveniências e diversos segmentos do varejo que tenham essa característica. No início eram poucas as empresas que investiram nesta tecnologia, mas o que estas empresas não sabiam é que o autoatendimento em redes de supermercados se toraria uma tendência no quesito inovação e que ela iria revolucionar a forma que as elas se relacionam com os seus clientes.

Atualmente as empresas que investiram na implementação do Self-Checkout estão colhendo resultados significativos, como aumento em vendas, atração de novos clientes através da mídia espontânea e diferenciação competitiva por oferecer um serviço menos burocrático e agil. Outro ponto positivo desta tecnologia é que a mesma possibilita ao empresário, redução de custo, com o corte de operadores e custos com formação, recrutamento e jornadas adicionais, maior otimização de espaço, pois os terminais ocupam uma área menor da loja e dão aos clientes uma nova opção para realizar as compras.

Te interessou? Esses são alguns pontos positivos da implementação, abaixo citaremos alguns outros, que com certeza também farão você dar uma oportunidade ao Self-Checkout.

1 – Mídia espontânea

A partir do momento que você faz a implementação ele irá atrair novos clientes e curiosidade da mídia, sem ter que investir em publicidade e propaganda. O Self Checkout é um equipamento que chama atenção, tornando a vida do cliente mais simples, reduzindo a burocracia em diversos processos. Quem se acostuma com o Self não volta para o PDV tradicional.

2 – Aumento das vendas

Lojas que implementam o Self Checkout chegam a aumentar suas vendas em aproximadamente 10 a 15%, em um período de até 90 dias.

Como você atraiu mídia espontânea, consequentemente atraiu mais clientes para a sua loja e a chances dessas pessoas continuarem comprando com você e utilizar os benefícios do Self Checkout são muito grandes. Empresas que fizeram do Self Checkout uma aposta e um projeto vendem acima de 10% de incremento, pós implementação do equipamento na loja.

3 – Diminuição em roubos

Quando o cliente está no Self Checkout, passando a sua mercadoria, geralmente está de costas para o tráfego da loja, ou seja, essa pessoa não tem uma visão macro do ambiente. Mesmo que a pessoa tenha a intenção de tirar vantagem ou entrar no intuito de praticar o furto, ela não tem o campo de visão de quem está atrás e isso consequentemente faz com que ela não se aventure a praticar o ato.

E isso também se aplica a alguns casos de operadores de caixas que praticam o chamado roubo na amizade”. Que é quando a pessoa tem uma amizade com alguém que faz suas compras no mesmo estabelecimento e resolve “ajudar”, simulando que passou os produtos sem bipar no leitor. Isso consta como uma parte significativa nas estatísticas de roubo da loja. Coisa que no self checkout já não acontece.

4 – Redimensionamento de equipe

Para cada 4 Selfs Checkouts, é necessário apenas uma operadora. Levando-se em consideração que sua operação ainda não está madura. Com a evolução do processo e uma operação mais madura, é possível colocar um fiscal para aproximadamente 6 caixas. Resumindo, para 6 selfs você só irá precisar de um funcionário!

Automaticamente você pode redimensionar sua equipe para os horários de menor fluxo. É possível deixar menos PDVs tradicionais abertos, mantendo apenas uma pessoa cuidando do self. Desta maneira você pode realocar os profissionais para focar em outras áreas que merecem mais atenção, por exemplo, controle dos produtos próximo a data de validade, organização das prateleiras, etc.

5 – Redução da sua equipe

A cada 4 selfs, você pode substituir 10 PDVs da loja. Por exemplo, em um supermercado com 50 PDVs tradicionais que resolve implantar 8 selfs: Uma vez que essa operação esteja madura, o estabelecimento certamente poderá tirar 20 PDVs, que conseguirá atender os clientes exatamente da mesma forma, sem fila e sem causar transtorno.

Fincar em dúvida é normal, até mesmo o gigante Walmart,  que vinha aos poucos implementando o serviço em suas lojas, por receio, hoje já disponibiliza o autoatendimento em diversas unidades espalhadas pelo mundo.

Conheça nossas soluções em Self-Checkout: https://www.schalter.com.br/pt/produtos/self-checkout 

 

TAGS relacionadas