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Lojas sem atendentes, Processos cada vez mais ágeis e Relacionamento fortalecido

Que a tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano e não é novidade. Mas hoje você consegue perceber as modificações que ela trouxe e traz, para sua vida?

Independentemente da resposta, o fato é que muitas vezes essas “alterações” passam despercebidas, pelo fato de serem tão simples, que até nos questionamos, de nunca termos pensado na ideia. Por exemplo, desenvolver aplicações para, pedir uma Pizza, marcar consultas, comprar mantimentos no supermercado, solicitar transporte, agendar entregas, organizar viagens e etc. É fato que o universo tecnológico é um mundo único e que suas aplicabilidades estão presentes em todas as nossas ações. Outro fato é e que esse assunto, pode render páginas e páginas de conteúdo, por isso, nos propomos a abordar uma pequena parte desse universo.

Dezenas de empresas pelo mundo vem implementando em suas operações sistemas de Autoatendimeto, uma tecnologia que vem transformando e facilitando a forma com que as empresas se relacionam com os seus clientes, excluindo processos e proporcionando beneficios significativos. Um exemplo claro destas modificações, vem da Amazon, empresa transnacional de comércio electrónico dos Estados Unidos.

A Amazon lançou em 2001 o projeto, Amazon Go, uma espécie de mercearia com caixas automatizados e sem funcionários humanos. O Amazon Go oferece aos membros do Amazon Prime uma experiência de compra sem caixa, o processo acontece por meio de visão computacional, fusão de sensores e tecnologias de aprendizagem profunda. Os produtos são detectados e colocados em um carrinho virtual à medida que os compradores os movem para suas cestas. Uma vez feita as compras, os consumidores podem simplesmente sair da loja à medida que a Amazon cobra sua conta na Amazon e envia um recibo por e-mail.

O projeto está dando tão certo nos Estados Unidos, que além de suas três unidades em Seattle, a Amazon Go também está presente em Chicago e com unidades prestes a serem inauguradas em Nova York e São Francisco. O objetivo da companhia é abrir cerca de três mil lojas nos Estados Unidos até 2021.

                           Em resumo, a Amazon Go é o negócio da empresa baseado em lojas físicas. O cliente entra, é reconhecido, escolhe seus produtos e sai, sem passar por checkouts.

                                                                                

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Razões do sucesso?

Recentemente uma pesquisa realizada pelo State of Service, que abordou o tema, Geração Millenial e suas Relações com o Mercado, foi constatado que essa geração tem como principal característica de consumo, evitar sempre que possível contato humano. Um dos fatores que evidenciam esse dado é a demora na resolução de determinadas situações, como por exemplo comprar roupas. De acordo com a pesquisa, 73% dos entrevistados preferem “dialogar” com o bot do chat para conseguir o que precisam da empresa com a qual se relacionam. Estamos falando de uma geração que já faz parte do mercado de trabalho e consumo. Dados apontam que até 2020, 50% do mercado de trabalho mundial será formado pelas gerações Y e Z, ou seja, tudo caminha para um futuro onde comunicação, tecnologia e praticidade, serão sinônimos de relacionamento de qualidade. (Obs: 20% dos Millennials não comprariam o produto de uma marca que não tivesse atendimento por meio do seu canal preferido)

Por fim, o que percebemos é que as gerações presentes e futuras não querem nada mais, nada menos que a tão necessária, praticidade! Pensar nas relações de consumo e não pensar em praticidade com certeza é um erro grave e muitas vezes imperdoável pelo consumidor. Por isso, a implementação de lojas inteligentes com o uso de Terminas de Autoatendimento, por exemplo excluem diversos fatores que interferem negativamente no processo de compra do cliente.